Validação de método por CLAE para determinação de conservantes em cosméticos — dúvida sobre especificidade

por Usuário • 07/04/2026

Aberto
validaçãoHPLCparabenoscosméticosANVISARDC 166

Estou validando um método HPLC para determinar parabenos (metilparabeno e propilparabeno) em emulsão cosmética conforme o guia de validação da ANVISA (RDC 166/2017) e ICH Q2(R1). Na avaliação de especificidade, devo demonstrar que a matriz (emulsão) não interfere na determinação. Minha dúvida: o guia exige que eu teste a especificidade com a fórmula completa (todos os ingredientes) ou posso testar com os componentes principais separadamente? Também não sei se preciso fazer o teste de degradação forçada para conservantes em cosméticos (isso é mais exigido para medicamentos, certo?).

1 respostas

Respostas (1)

U

Usuário

09/04/2026

Renata, boa pergunta. Sobre a especificidade: **Teste com matriz completa**: Sim, você deve testar com a formulação completa (placebo — sem os conservantes) para demonstrar que os excipientes não interferem. Testar componentes separados não é suficiente porque pode haver interações entre ingredientes. O procedimento padrão é: 1. Injetar solução padrão dos conservantes 2. Injetar extrato do placebo (formulação sem parabenos) 3. Injetar extrato da amostra (formulação com parabenos) 4. Demonstrar que não há picos do placebo co-eluindo com os analitos (resolução ≥ 2,0 entre picos adjacentes) **Degradação forçada**: Para cosméticos, a RDC 166/2017 não exige degradação forçada como requisito obrigatório (diferente do ICH Q2 para medicamentos). Porém, se o produto tiver prazo de validade longo (>3 anos) ou for sujeito a condições extremas de uso, é recomendável incluir para demonstrar estabilidade indicativa do método.